sábado, 7 de março de 2009

Projeto de Extensão - PROAPE - CDHU

Este blog foi criado com intuito de divulgar o desenvolvimento da pesquisa acadêmica sobre auto-estima baseada nas teorias de alguns autores, como: O’ Connor, Maslow, Nietzsche, Herzberg. Essa pesquisa tem como objetivo, colocar em prática tais teorias no mundo atual. Através desta prática, consegue-se identificar nos entrevistados, os fatores principais, citadas pelos autores acima, que influenciam positivamente e negativamente a auto-estima.

Na dimensão existencial, a fundamentação teórica escolhida abrangeu os conceitos de super-homem e vontade de poder de Nietzsche, e a hierarquia das necessidades de Maslow, isto é, se o sujeito experimenta dificuldades de atingir a condição de ser potência, de superação, do conceito de super-homem em Nietzsche, poderá estar, segundo a teoria de Maslow, carente da satisfação de suas necessidades sociais e de estima pelos outros. Nesses níveis, sendo eles intermediários, o ser humano está submetido tanto a estímulos externos quanto internos. Pode-se prover que se, de alguma maneira, o ser humano não estiver consciente desses fatores internos ou, até mesmo, redireciona-los para o exterior contra ele mesmo, estará provavelmente extirpando as suas possibilidades de auto-realização, de potência, pois não logrará motivação própria para isto.

Agora, na dimensão profissional, foram utilizados os conceitos de crenças limitantes de
O’Connor. Segundo este conceito, as crenças são generalizações que fazemos sobre todos os elementos que nos envolvem e que acreditamos ser verdadeiros, pelo menos, para nós. Outro ponto relevante trata-se da teoria motivacional de Herzberg, que discute a problemática de haver fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.

Toda as informações plausíveis colhidas serão utilizadas na estruturação e montagem do artigo acadêmico para uma possível publicação em revista acadêmica.

Essa pesquisa feita pelo PROAPE, corroborado com o alunado Uniabeu, orientado pelo professor Alberto Alvarães e seus bolsistas Taisa Zeca e Ellyel dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário